top of page
DanielaSousaPhotography-06set22-143.jpg

Porque devo beber água se não tenho sede?

Água! Aquele bem essencial à vida, transparente e incolor (que muitos acham um pouco desenxabido) e que tantos se esquecem frequentemente de beber… Estão a ver?


Beber água é fundamental para o nosso organismo, para manter a saúde e recuperar a mesma, se for caso disso.

O corpo humano é composto por cerca de de 70% água (com a idade esta percentagem vai reduzindo) e no dia-a-dia perdemos água e fluídos através da pele (estão a ver quando suamos muito? Pois… não é gordura que estamos a perder… é água!), através da respiração e através da urina e fezes. Ora se perdemos água por tantas vias, é importante repor, certo?


Mas porque é que devo beber água se não tenho sede?


Porque aparentemente podemos não ter sede, mas isso não significa que o nosso corpo não precise de água…

Quando o organismo lança o “alerta” da sede - ou seja, quando sentimos sede - já estamos a entrar num estado de desidratação ligeira.


Sabias que uma diminuição de apenas 2% da água do organismo pode causar perda temporária de memória, dificuldade em realizar cálculos simples e problemas de concentração? Pois é… (bebe lá um golinho de água enquanto continuas a ler…)


Mas o mecanismo da sede é tão subtil que com frequência 37% dos seres humanos pensa que tem fome, quando na verdade se trata de… sede! Isto porque o centro de saciedade (a nível do hipotálamo, no cérebro) muitas vezes quer água e não comida, mas a mensagem pode ser mal interpretada por nós.


Deste modo quando sentimos fome, fora do horário das refeições, a DUO aconselha a beber primeiro um copo de água ou dois, para verificar se é mesmo fome que o corpo tem.

Para os que ainda não estão convencidos, vamos aos factos:


1. Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui cerca de 45% o risco de cancro no cólon, para além de diminuir notavelmente o risco de cancro de mama e reduzir para metade as probabilidades de desenvolver cancro de bexiga.

2. Estudos preliminares indicam que beber de 8 a 10 copos de água por dia pode aliviar significativamente muitos dos mal-estares em 80% das pessoas.


3. Com um consumo adequado de água, podemos evitar e reduzir as seguintes situações:

  • Dores nas articulações

  • Dores na coluna

  • Dor de cabeça

  • Obstipação

  • Colesterol elevado

  • Pele seca e sem brilho

  • Stress

Beber água (água e não outro líquido) é dar ao nosso corpo um maior poder de conseguir diluir, dissolver e eliminar substâncias que circulam no nosso organismo e que necessitam ser eliminadas.


Os rins são verdadeiros filtros do nosso corpo, mas como qualquer outro filtro, precisam de água para limpar verdadeiramente. Ninguém limpa a bancada da cozinha com cerveja, vinho ou sumo, pois não?


A nossa urina é um excelente indicador se estamos a beber uma quantidade de água suficiente. Se a cor da urina for um amarelo muito claro ou melhor ainda, quase sem cor, estamos a ingerir água suficiente (isto não se aplica se estivermos a tomar vitaminas do complexo B, que produzem uma urina de cor amarelo intenso).

É importante referir que mulheres grávidas ou que estão a amamentar precisam de líquidos adicionais (cerca de 10-13 copos por dia) para se manterem hidratadas e evitar deficiências.

Qualquer pessoa que tome antibióticos, diuréticos, pílulas contraceptivas, medicações para a tensão arterial e tratamentos para o cancro, também pode ficar desidratado mais facilmente, por isso deverão beber mais água. (Aliás, qualquer pessoa que faça medicação no geral - a grande maioria dos medicamentos são excretados através dos rins e, consequentemente, da urina, e como já vimos, para isso é necessário água.)


Um dado curioso: sabias que em média, a proporção de água no corpo humano é idêntica à proporção entre a terra emersa e a água na superfície do planeta. Mais uma manifestação maravilhosa do micro e o macrocosmos!

Quanto ao tipo de água, muita informação corre nos blogs e nos podcasts... pessoalmente recomendamos água mineral sobretudo as de pH mais alcalino (pH 9,5), mas se o sabor te for desagradável, bebe a que preferires... O importante é bebê-la! Quantidade? No mínimo 1,5L.

Já bebeste água hoje?

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page