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Estados emocionais e ansiedade

Tratar do nosso estado emocional é algo que requer um trabalho multidisciplinar e acima de tudo, “disciplinado”: uma alimentação equilibrada, um sono reparador, prática de exercício físico, yoga, técnicas de gestão stress, prática de hobbies, psicoterapia, etc… Muitas das vezes, andamos mais nervosos, ansiosos, stressados por uma situação pontual: épocas de exames, alturas de reuniões e relatórios a nível das empresas, mudanças no nosso quotidiano e rotinas, etc... Se mesmo em situações pontuais, sentir ansiedade, insónia, entre outros sintomas já é desconfortável e perturbador, o problema torna-se maior quando não damos conta que deixou de ser uma situação pontual e passageira para se tornar uma situação habitual.


Ou, quando até damos conta, mas achamos que conseguimos aguentar até ao dia em que há a necessidade de recorrer a um especialista em psiquiatria e de iniciar uma terapêutica. Aos primeiros sinais podemos e devemos optar por um conjunto de ferramentas que nos equilibrem e nos ajudem a estar em harmonia e serenos. Antes de recorrer a tratamentos psiquiátricos ou em complemento dos mesmos (se já existirem), existem outras terapias que podem ajudar a conseguir uma melhor qualidade de vida e a controlar os estados emocionais e ansiedade: psicoterapia, acupuntura, shiatsu, técnicas de mindfullness (entre outras) e suplementos alimentares, como por exemplo, fitoterapia.


A Fitoterapia - é a ciência que estuda a utilização das plantas medicinais na prevenção e no tratamento dos desequilíbrios da saúde e pode ser feita sob variadas formas: comprimidos ou cápsulas, infusões, óleos essenciais, entre outras.




[ FITOTERAPIA ]

phyto = planta, vegetal

therapia = tratamento


Neste artigo apresentamos algumas opções de fitoterapia que são comercializadas isoladamente ou podem ser encontradas em associação com outros componentes no caso de alguns suplementos. Estas opções que disponibilizamos podem ser tomadas sob a forma de comprimidos/cápsulas, ampolas e infusões a que podemos recorrer para equilibrar os estados de ansiedade, nervosismo ou desânimo. Salientamos que as infusões serão sempre indicadas para situações mais leves, na medida em que a concentração ingerida da planta é sempre menor do que sob as outras formas.


Caso faça alguma medicação, informe-se sempre primeiro com o seu médico, farmacêutico ou naturopata.


  • Valeriana (Valeriana officinalis L.)

Melhora a qualidade do sono sem induzir “ressaca” matinal. Tem efeito sedativo e espasmolítico, indicada no caso de dores de cabeça de origem nervosa.


Nota: a Valeriana interage com outros medicamentos nomeadamente com fármacos ansiolíticos e depressores do Sistema Nervoso Central provocando um aumento do efeito terapêutico desses fármacos; com anticoagulantes e antiagregantes plaquetários. Informe-se junto do seu médico, farmacêutico ou naturopata antes de começar a tomar.


  • Rhodiola (Rhodiola rosea)

Pode ser eficaz para melhorar o humor e aliviar a depressão. Ajuda a melhorar o desempenho físico e mental e pode reduzir a fadiga.


  • Passiflora (Passiflora incarnata)

Indicada para insónias (por excesso de atividade mental), tem um efeito sedativo, analgésico e antiespasmódico.


NOTA: interage com outros medicamentos, nomeadamente com fármacos ansiolíticos provocando um aumento do efeito sedativo. Informe-se com o seu médico, farmacêutico ou naturopata.


  • Lúpulo (Humulus lupulus)

Ajuda na ansiedade, agitação e perturbações de sono.


  • Cidreira (Melissa officinalis L.)

Indicada em palpitações e insónias.

Tem um efeito sedante e é útil em dores de estômago de origem nervosa.


  • Tília (Tilia cordata Mill.)

Indicada para ansiedade e insónia leve.

Nota: estimula levemente o sistema imunológico.


  • Lavanda (Lavandula angustifolia)

Indicada para ansiedade, nervosismo, insónias e palpitações.

Nota: é hipotensora (baixa a tensão arterial)


  • Ginseng Siberiano (Eleutherococous s.)

Adaptogénico - promove o aumento do vigor físico e cansaço e aumenta a resistência face a diversos tipos de stress - e aumenta a capacidade mental (memória e concentração).




Atenção às interacções das plantas com medicamentos.

Consultem previamente um médico, farmacêutico ou naturopata antes de tomarem suplementos de fitoterapia caso tomem medicamentos ou no caso de gravidez e/ou aleitamento.



 

Se precisares de ajuda, estamos aqui para ti.




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